Pedalando na Via Claudia Augusta

A Via Claudia Augusta é uma antiga estrada imperial romana, de 2.000 anos, que atualmente é utilizada para passeios turísticos, principalmente de bicicletas, pois a maior parte da sua extensão dispõe de ciclovias. O trecho bávaro começa na cidade alemã de Donauworth, com ciclovia que segue pela margem do Rio Danúbio. No trecho da Áustria a visão é dos Alpes, passando-se por uma pequena parte do território suíço. O trajeto original termina em Veneza, com um percurso de 770Km. Campos, castelos, vilarejos, cidades históricas, paisagens naturais deslumbrantes, diversificada entre planícies e montanhas, diferentes culturas, ótima estrutura turística e uma admirável hospitalidade, são ingredientes que fazem da Via Claudia Augusta uma excelente opção de ciclo viagem. A experiência relatada neste blog é de um trajeto parcial, entre Donauworth e Merano, cruzando os Alpes da Àustria, realizado em nove dias de pedal, com um total de 500 km percorridos.

domingo, 24 de outubro de 2010

O planejamento da viagem e o roteiro idealizado

A idéia de fazer este roteiro surgiu depois de ter visto o Programa da Renata Falzoni na ESPN, mostrando a ciclo viagem que ela fez com o Paulinho do Sampabikers. Foi paixão à primeira vista pelas lindas paisagens do roteiro. 
Adquiri o guia “bikeline” da Via Claudia Augusta editado apenas nas línguas alemã e italiana pela editora Esterbauer (www.esterbauer.com),  baixei um trajeto para GPS encontrado na Internet,  que é possível de ser visualizado no Google Earth (http://www.gpsies.com/map.do?fileId=jsjfhbmiygmjzbyy) e planejei o percurso dos nove dias. 
Recebi adesão do meu irmão Garezão e dos amigos ciclistas e seguidores do Olavo Bikers,  Guilherme, Paulo Zupo, Oswaldo, Paulo Moraes e ainda do Isaac, de Lajes-SC e do Milton e  do Jan, de Limeira. Formamos um grupo de nove pessoas, rumamos para Munich em 28 de setembro de 2010, aproveitamos a Oktoberfest, pedalamos 38km na cidade de Munich e iniciamos o pedal da Via Claudia Augusta no dia 3 de outubro. 
Foi uma cicloviagem maravilhosa e acredito que as fotos mostradas neste blog, em especial as publicadas sob os títulos "Pedalando na Via Claudia Augusta" e "Paisagens ao longo da Via Claudia Augusta"   dão uma idéia do visual incrível que curtimos neste roteiro que eu recomendo a todos que queiram pedalar na Europa. Lá, o respeito pelo ciclista é absoluto e a infra-estrutura de ciclovias, cuidadosamente sinalizadas, é impressionante. 
Maiores informações sobre a VCA: http://www.viaclaudia.org/
Para ver o roteiro idealizado: www.lcgare.com.br/roteirovca.pdf


6 comentários:

  1. Bom dia Garé e parabéns e obrigado por compartilhar o percurso da Via Cláudia. Estamos tencionando fazê-la em abril 2015 próximo. Você sabe se há guia impresso em inglês ou espanhol? Pretendemos fazer em dobráveis, vê algum problema com o piso durante o trajaeto ou é na maior parte asfalto...as dobráveis não são boas prá fora de estrada. Muito obrigado, Aristófanes - NAtal/RN

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por compartilhar o percurso e disponibilizar. Estou indo em setembro e suas informações me ajudaram muito. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de obter mais informações

    ResponderExcluir
  4. Excelente Blog!! 10 anos depois de vocês fazerem o VCA estou eu aqui programando para fazer este passeio em 2020, parabéns pelas informações, grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Parabéns pela riqueza de detalhes e dicas maravilhosas. Embarco nesta aventura no próximo mês de maio/2020.

    ResponderExcluir
  6. Caminho fantástico, repleto de lindas paisagens!!!

    ResponderExcluir